Fraudes e golpes aplicados no setor de bares, restaurantes e hotéis causaram um prejuízo total de R$ 100 bilhões aos consumidores brasileiros que buscaram esse tipo de serviço no ano ado, de acordo com a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do estado de São Paulo (Fhoresp). Só naquele estado o prejuízo foi de R$ 25 bilhões.
São diversos tipos de fraudes. Tem o golpe da falsa hospedagem, que acontece quando o consumidor faz uma reserva de hotel pela internet e quando chega ao local não há nenhuma reserva. Tem também golpes relacionados a eventos. O consumidor contrata uma empresa, um buffet para realizar uma festa, por exemplo, mas quando chega no dia também não tem nada organizado.
A Fhoresp aponta ainda como grande problema as falsificações de alimentos e bebidas. Os itens mais falsificados são azeite, tabaco e também bebidas alcoólicas. Os golpes prejudicam todo o setor, que deixa de arrecadar, e também os consumidores, que acabam pagando por um serviço que não vão receber.
Como se proteger 2hd70
Enio Miranda, diretor de planejamento estratégico da Fhoresp, dá algumas dicas para os consumidores se protegerem dessas fraudes:
- Não efetuar compras que não sejam em sites verificados ou empresas conhecidas. O consumidor pode entrar em contato com as empresas, e verificar em sites como o Reclame Aqui e no Procon se há queixas contra essas empresas antes de efetuar a compra ou contratação.
- Estar bem atento ao processo, fazer forte uma verificação antes de efetuar a compra.
- Havendo problema, procurar imediatamente as autoridades. Fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil de sua cidade. E procurar o Procon para fazer a denúncia.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.