A economia brasileira fechou 2024 com o maior crescimento desde 2021, quando houve uma alta de 4,8%, depois da contração provocada pela pandemia de covid-19. Os números sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo que um país produz, foram divulgados nesta sexta-feira (7/3) pelo IBGE.
O valor total do PIB em 2024 ficou em R$ 11,7 trilhões. Com isso, o Brasil permanece na lista das dez maiores economias do mundo. O país havia voltado para essa lista desde o ano ado e ocupa agora a décima posição na relação, que é encabeçada por Estados Unidos e tem a China em segundo lugar.
O IBGE também divulgou o PIB per capita, que é o valor total do PIB dividido pelo número de habitantes do país. Esse número ficou em R$ 55.24. Considerando o último trimestre de 2024, teve uma variação de 0,2% em relação ao trimestre anterior. O PIB pode ser calculado também pela ótica do consumo. Sob esse ângulo, o destaque foi o consumo das famílias, que cresceu 4,8%.
O crescimento da economia foi puxado principalmente pelo setor de serviços, com variação positiva de 3,7%, e pela indústria, que teve alta de 3,3%. Houve crescimento em todas as atividades que compõem os serviços, com destaque para informação e comunicação. E na indústria, os destaques foram a construção, com alta de 4,3%, e as indústrias de transformação, número puxado pelo setor automotivo e pela fabricação de máquinas, equipamentos elétricos, produtos alimentícios e móveis.
Já o setor agropecuário teve uma retração de 3,2%, reflexo do desempenho da agricultura, que teve queda na produção de soja e de milho.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.