O presidente Lula recebeu hoje, no Palácio do Planalto, o presidente de Angola, João Lourenço. Durante o encontro, os dois líderes am acordos para ampliar a cooperação entre os países nas áreas de comércio, segurança e meio ambiente.
Um dos pontos mais importantes na relação entre os dois países é a cooperação para produção de alimentos. Em visita recente, representantes do Ministério da Agricultura e Embrapa conheceram as demandas angolanas em termos de segurança alimentar. Os dois países estudam acordos utilizando conhecimento da Embrapa e transferência de tecnologia.
“O Brasil está de volta à África. E o exemplo disso é que, nesse período de cerca de dois anos, começamos uma intensa troca de delegações da Angola para o Brasil e do Brasil para a Angola. Delegações de distintos níveis, que culminaram em delegações encabeçadas por ministros. A mais recente foi encabeçada pelo ministro da Agricultura do Brasil, que esteve em Angola, não apenas em Luanda, mas teve a oportunidade de ir para o interior do país e visitar projetos agrícolas e fazendas no norte e no sul da Angola”, afirmou o presidente angolano.
Lula elogiou Angola como "bom pagador", que quitou uma dívida de quase US$ 600 milhões cinco anos antes do prazo. O presidente brasileiro quer retomar financiamentos para novos projetos, incluindo a participação da Petrobras na exploração de petróleo. Também foi anunciado acordo entre as polícias do Brasil e de Angola para combater o crime organizado e a venda de aeronaves da Embraer com apoio do BNDES. Lula destacou a importância da participação de Angola na COP 30, em Belém, e pediu que os países ricos ajudem no financiamento da transição energética.
Ainda durante a cerimônia de , Lula lamentou a morte do fotógrafo Sebastião Salgado e, para homenagear, pediu um minuto de silêncio. Um dos presentes entregues ao presidente angolano foi, coincidentemente, uma foto do próprio Sebastião Salgado.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.