A série biográfica Eu não desisto de você reconstrói a trajetória da advogada Ana Vasconcelos (1944-2009) pelos testemunhos de ex-meninas moradoras de rua do Recife, que frequentaram na década de 1990 a organização não governamental Casa de agem, criada pela advogada para combater a violência e a exploração sexual de meninas em situação de rua. A protagonista Betânia, atualmente psicopedagoga, sai em busca das outras mulheres que tiveram suas vidas transformadas por Ana Vasconcelos.
O ado e o presente se entrelaçam com um olhar feminino sobre o processo de transformação social. Confira um resumo dos episódios.
EPISÓDIO 1: CORAGEM
Enquanto narra a vida de Ana Vasconcelos e a história da Casa de agem entrelaçada com a sua própria vida, Betânia, de 48 anos, formada em pedagogia, mãe de 4 filhos e 3 netos, trilha a geografia afetiva dos lugares em que morou quando era uma menina em situação de rua em Recife.
EPISÓDIO 2: LIBERDADE
Betânia visita as casas de Janaína, que também morava nas ruas do Recife e foi resgatada pelas mãos de Ana Vasconcelos, e de Miranir, designer de moda, que quando menina morava na favela e tocava triângulo nos ônibus para conseguir dinheiro para sobreviver. Ambas falam sobre o ado nas ruas, sobre a relação com Ana Vasconcelos e sobre o dia a dia na Casa de agem. Betânia conta a história da família de Ana Vasconcelos, a infância livre no engenho, a adolescência e os anos de formação.
EPISÓDIO 3: FORÇA
Betânia fala sobre o momento em que Ana Vasconcelos decidiu fazer a Casa de agem. Na casa de Raquel, vemos o depoimento da "ex-menina de rua" que virou atriz e foi protagonista da peça "Bolero de Raquel", resultado de um dos projetos pioneiros da Casa de agem, que percorreu diversas cidades brasileiras. Dora, Roberta e Alexandra, que fizeram parte do Bolero de Raquel, também participam desse episódio e contam sobre as suas vivências na Casa de agem, sobre as atividades culturais e artísticas e sobre o trabalho da Casa de agem nas ruas e nas comunidades.
EPISÓDIO 4: CRIATIVIDADE
Nesse episódio conhecemos Paulinha, filha adotiva de Ana Vasconcelos, e a vida de Ana Vasconcelos à frente da Casa de agem, como personalidade pública, diante de imensos desafios e as dificuldades nos últimos anos de vida. Desta vez, Betânia visita as casas de Virlane e Adilza e conversa com Roseane sobre a atuação preventiva da Casa de agem nas comunidades.
EPISÓDIO: ATIVISMO
Em sua última visita às antigas companheiras, Betânia acompanha a chegada de Angela Brodbeck, em Recife, e o lançamento do seu livro autobiográfico. A escritora, que mora na Suíça, conta a sua história, de como chegou à Casa de agem e a importância de Ana Vasconcelos em sua vida. Nesse episódio, vemos o lado midiático e ativista de Ana Vasconcelos e acompanhamos o reencontro das meninas da Casa de agem.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.