Os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado se reuniram na manhã desta segunda-feira (3/2) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. No encontro, Lula apresentou a agenda prioritária do governo para os parlamentares eleitos no último sábado (1/2) para comandar as casas do Congresso Nacional. O deputado Hugo Motta, do Republicanos, foi escolhido para presidir a Câmara até 2027, e Davi Alcolumbre foi eleito para a presidência do Senado.
No sábado (1/2), o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que licenciou-se do cargo para votar como deputado, antecipou quais são os projetos considerados prioritários pelo governo no Legislativo. Ele citou o estímulo aos investimentos e ao empreendedorismo, principalmente para micro e pequenas empresas; o Plano Nacional de Educação; a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês e a proteção contra crimes digitais. Após o encontro desta segunda, Padilha acrescentou também projetos que fortaleçam o combate aos incêndios e a proteção ao meio ambiente.
Após a reunião reservada, o presidente Lula, Davi Alcolumbre e Hugo Motta fizeram um rápido pronunciamento. Os parlamentares prometeram manter uma relação colaborativa com o governo. Motta destacou a necessidade de ter harmonia entre os poderes, e Alcolumbre reforçou a importância de trabalhar para atender às necessidades da população.
O presidente Lula parabenizou os dois e disse que vai manter o diálogo com o Congresso Nacional. "Eu tenho certeza que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira. Cada um tendo noção exata do seu papel. Jamais eu mandarei um projeto para a Câmara dos Deputados ou para o Senado sem ouvir a liderança dos partidos políticos, que são os que vão brigar lá dentro para aprovar esses projetos. Jamais nós iremos mandar um projeto sem que haja anuência daqueles que trabalham para que as coisas deem certo no Brasil", disse Lula.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.