O índice de desemprego em fevereiro é o mais baixo para o mês em 20 anos. A taxa de desocupação do trimestre encerrado em fevereiro subiu para 6,8%, ou 7,5 milhões de pessoas, alta de 0,7% em relação ao trimestre anterior que havia registrado 6,1%. Ainda assim, é o valor mais baixo para esse período, desde 2014. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (28/3) pelo IBGE.
Essa alta costuma ser percebida pela pesquisa, já que nesse período a tendência é de aumento da procura por emprego. O número de trabalhadores com carteira assinada foi recorde: 39,6 milhões de pessoas.
As contratações do comércio tiveram um peso importante no índice, diz o IBGE. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado é de 13,5 milhões de pessoas. O contingente de trabalhadores por conta própria chega a 25,9 milhões, e 39 milhões de trabalhadores estão na informalidade.
A população ocupada no país é de 102,7 milhões de trabalhadores. O rendimento médio também atingiu o recorde da série histórica: R$ 3.378. O aumento foi puxado por altas nos rendimentos nos setores da indústria, istração pública e serviços domésticos.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.