Em seu primeiro discurso no congresso americano neste novo mandato, o presidente Donald Trump anunciou tarifas recíprocas aos parceiros comerciais a partir de 2 de abril. México, Canadá, Índia, China, a União Europeia e também o Brasil serão afetados. Segundo Trump, essas nações têm colocado tarifas tremendamente altas por décadas contra os norte-americanos.
Trump também ameaçou impor barreiras não monetárias para manter essas nações fora do mercado norte-americano. O governo brasileiro ainda não se manifestou sobre essas falas recentes.
Em outras oportunidades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse que o Brasil deve aplicar o método da reciprocidade caso os Estados Unidos elevem as tarifas de importação. Outra possível medida seria denunciar os norte-americanos junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). De qualquer forma, o Brasil deve buscar, em primeiro lugar, o diálogo com os EUA. O vice-presidnete, Geraldo Alckmin, recentemente disse que os Estados Unidos não têm nenhum problema com o Brasil, até porque a balança comercial entre os dois países é equilibrada.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.