A China anunciou que vai aumentar as tarifas de importação de produtos que chegam dos Estados Unidos de 84 % para 125% - e chamou de “jogo de números” o “tarifaço” de do presidente dos EUA, Donald Trump.
A nova taxação é mais uma resposta de Pequim a medidas impostas por Trump. Em um comunicado, Ministério do Comércio da China disse que a prática dos Estados Unidos de usar tarifas como arma para intimidação e coerção se transformou em uma piada.
O país indicou ainda que não vai aumentar suas tarifas além de 125%, alegando que a imposição sucessiva de tarifas excessivamente altas à China pelos Estados Unidos se tornou nada mais do que um jogo de números sem real significado econômico.
A nova taxa chinesa aos produtos norte-americanos vai entrar em vigor neste sábado (12).
A China também informou que apresentou uma queixa adicional junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). O movimento do país asiático é uma resposta às declarações da Casa Branca feitas nessa quinta-feira: tarifas impostas contra os produtos chineses somam 145%.
Em seu primeiro comentário público sobre a guerra comercial com os Estados Unidos, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o seu país não tem medo, e que ir contra o mundo só levará os EUA ao auto-isolamento.
Em uma reunião em Pequim com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, Xi Jinping defendeu que a China e a União Europeia se unam para defender a globalização e para se opor ao que chamou de “atos unilaterais de bullying”, em uma crítica às medidas de Trump.
Trégua tarifária com 75 países 2qf2n
Nessa quinta-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que avalia estender a pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas para países que demonstraram interesse em negociar acordos comerciais.
Segundo o republicano, a medida foi motivada pelo interesse de mais de 75 países em buscar soluções para disputas comerciais com os Estados Unidos.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.