A Favela do Moinho, última comunidade desse tipo na região central de São Paulo, está sendo desconstruída. A mudança ocorre por iniciativa do poder público, que tem planos de revitalização do centro da capital e enfrentou resistência dos moradores, que protestaram e sofreram com a repressão da polícia.
O terreno onde está a comunidade pertence à União e fica entre duas linhas de trem, no centro de São Paulo. Nele vivem mais de 800 famílias. A área começou a ser ocupada há mais de 30 anos e, ao longo desse período, a prefeitura e o governo estadual fizeram algumas tentativas de remover as pessoas dali. Nos últimos meses, o governo paulista iniciou mais uma tentativa de acabar com a Favela do Moinho, após um acordo com o governo federal para ficar com a propriedade da área e construir um parque.
Os moradores protestaram devido à falta de ofertas de moradia na região central e também contra a truculência policial usada para pressionar as famílias. Foi assinado um novo acordo, dando mais garantia aos moradores, inclusive com recursos do governo federal. E agora, segundo o governo estadual, uma em cada quatro famílias já deixou a Favela do Moinho.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.