A partir desta quinta-feira (22), com o fim da desinfecção na granja de Montenegro, Brasil inicia a contagem do ciclo de 28 dias previsto sem registrar nenhum novo caso de gripe aviária. E se isso ocorrer, o Brasil será considerado livre do vírus e vai poder voltar a exportar para os outros países. O Brasil é o maior vendedor de carne de frango do mundo.
A maioria dos países, 46, suspendeu totalmente as importações, a exemplo da China, países da União Europeia, Canadá e Argentina. Quatro países, entre eles a Rússia, decidiram retirar a suspensão do Brasil todo e reduziram a restrição para o Rio Grande do Sul. Nessa lista de restrição ao estado, há outros 11 países, como o Reino Unido e a Ucrânia.
O Japão e a Arábia Saudita não compram mais frango do município gaúcho de Montenegro, onde houve o foco inicial da doença. Em nota, o Ministério da Agricultura diz que permanece em articulação com as autoridades dos países importadores, prestando informações para garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.