Há 80 anos chegava ao fim na Europa a Segunda Guerra Mundial. O fim do conflito é comemorado em duas datas. Isso porque, quando a Alemanha se rendeu, no dia 8 de maio de 1945, na União Soviética já ava de meia-noite. A diferença no fuso horário faz a Rússia considerar o dia 9 de maio como o fim do conflito. Marcada por massacres como o Holocausto e o uso de bombas atômicas, a Segunda Guerra Mundial deixou mais de 60 milhões de mortos, sendo considerado o maior conflito militar do século XX.
Quase seis anos depois que os primeiros tanques alemães invadiram a Polônia, a Segunda Guerra Mundial terminava com a rendição incondicional da Alemanha, após o cerco à sua capital, Berlim. A do documento na cidade sa de Reims determinou o cessar das operações militares alemães a partir do dia 8 de maio, tornando a data um marco na história da humanidade.
A Segunda Guerra Mundial mobilizou nações de todos os continentes, colocando em lados opostos os aliados, entre os quais estavam a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a União Soviética, e o eixo, que reunia a Alemanha, a Itália e o Japão. Apesar de adotar uma posição neutra no início do conflito, o Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados para lutar no campo de batalha europeu. A decisão foi uma resposta ao ataque a navios mercantes brasileiros por submarinos alemães e italianos. Cerca de 25 mil militares da Força Expedicionária Brasileira foram direcionados ao norte da Itália para lutar junto ao exército americano.
A Segunda Guerra Mundial teve como grande causa as aspirações expansionistas de Adolf Hitler, que alcançou o poder da Alemanha em 1933. A ascensão dos nazistas resultava em grande parte da insatisfação de uma parte radicalizada da sociedade alemã com o desfecho da Primeira Guerra Mundial. Após a anexação da Áustria e de boa parte da então Tchecoslovaquia, Hitler se voltou contra a Polônia, o que não foi aceito pela França e a Inglaterra, que responderam à agressão alemã com uma declaração de guerra. Em apenas dois anos, os alemãs conquistaram a Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, França, Grécia e, então, Iugoslávia, ando assim a dominar grande parte do continente europeu.
Em 1941, a Alemanha parecia invencível, até se voltar ao seu maior adversário na Europa, o bolchevismo soviético. A invasão da União Soviética pela Alemanha aconteceu em 22 de junho de 1941, mas a falta de recursos e dinheiro impossibilitaram uma guerra de longa duração. Exército, indústria e a economia alemã começaram a entrar em colapso, enquanto britânicos e norte-americanos também ampliavam seus esforços na luta contra os nazistas.
A batalha final no cenário europeu da guerra foi travada em Berlim, capital alemã, com a invasão do exército soviético. Hitler e sua esposa, Eva Braun, cometeram suicídio e os alemães se renderam oficialmente em 8 de maio de 1945.
No cenário asiático, a guerra só teve fim oficialmente no dia 2 de setembro, quando os japoneses am sua rendição incondicional aos americanos, resultado direto do lançamento um mês antes das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.