Escolher de forma consciente as palavras é uma atitude que pode ajudar a construir um mundo sem racismo. A Defensoria Pública do Distrito Federal mostra, no dicionário, que palavras e expressões que podem parecer inofensivas têm raízes racistas contra negros e indígenas. Por isso, lançou uma atualização do Dicionário Antirracista: Termos para Eliminar do seu Vocabulário.
Essa segunda tem mais de 50 termos e explica porque algumas expressões são ofensivas. A publicação traz ainda opções de falas sem preconceito e com respeito à diversidade
“Todas as explicações têm uma raiz histórica, social e econômica. Então, esses termos foram utilizados de forma discriminatória em um primeiro momento, só que, ao longo do tempo, eles se tornaram parte do cotidiano das pessoas, e muita gente usa sem saber que está sendo discriminatória. Aquele que geralmente pronuncia, fala, nem percebe, mas aquele que realmente vive isso sabe o quanto dói e o quanto fere sua dignidade como pessoa humana”, explica Fabrício Rodrigues, Subdefensor Público-Geral do DF.
Você pode baixar o Dicionário Antirracista: Termos para Eliminar do seu Vocabulário clicando aqui.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.