O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá duas novidades na edição deste ano. Uma delas é que pela primeira vez os alunos concluintes do Ensino Médio em escola pública contam com inscrição pré-preenchida no sistema. Uma forma de simplificar o processo e estimular a participação. Basta confirmar a inscrição e fazer a opção da prova de línguas. Outra mudança é a Certificação de Conclusão do Ensino Médio para quem tirar nota acima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e acima de 500 na redação.
As inscrições, exclusivamente pela página do participante, começam na próxima segunda-feira (26/) e terminam no dia 6 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 85. Não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem para pleitear o certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência, e que esteja inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, o Cad Único. Estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Médio também não pagam.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Mas, em virtude da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.