O avião da Força Aérea Brasileira com os brasileiros deportados dos Estados Unidos tem previsão de pousar às 21h em Belo Horizonte. Eles chegaram ao Brasil em Manaus, a bordo de uma aeronave norte-americana, e relataram terem sido acorrentados e sofrido agressões durante o voo.
Esse grupo, composto por 88 pessoas, ainda é aguardado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles iniciaram o voo no Texas, às 4h da manhã de ontem, e chegaram a Manaus por volta das 19h do mesmo dia. O avião fez um pouso de emergência em Manaus devido a um problema técnico no sistema de ar-condicionado. Desde então, o grupo permaneceu no saguão do aeroporto sem nenhum tipo de assistência adequada.
Um dos deportados fez graves denúncias. Ele relatou que, durante todo o trajeto, as pessoas não puderam se alimentar, utilizar o banheiro e ainda sofreram agressões.
Por volta das 16h45 de hoje, um avião da FAB saiu de Brasília com destino a Manaus para transportar esse grupo para Minas Gerais. A previsão é que cheguem por volta das 21h.
A Polícia Federal informou que muitos dos deportados foram presos nos Estados Unidos ao tentarem entrar no país de forma ilegal, especialmente na fronteira com o México. A situação ganhou notoriedade após as restrições impostas pelo governo de Donald Trump.
Em nota, o Ministério da Justiça denunciou que os ageiros foram algemados durante o voo, uma decisão tomada por autoridades americanas. Ao ser informado da situação, o ministro Ricardo Lewandowski determinou a retirada imediata das algemas, destacando que a medida representava um flagrante desrespeito aos direitos humanos.
Chegando a Minas Gerais, o grupo ará pelo protocolo da Polícia Federal de registro e documentação antes de seguir viagem.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.