Carnaval rima com brincadeira e alegria, mas, definitivamente, não rima com violência, principalmente quando o assunto é feminicídio – crime praticado especialmente pelo fato de a vítima ser mulher.
Para evitar esse tipo de crime, está sendo lançada, na Cidade do Samba, a campanha "Feminicídio Zero no Carnaval". A ação é promovida pelo Ministério das Mulheres, com apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Igualdade Racial, da Embratur e da Liga Independente das Escolas de Samba.
Durante o Carnaval, peças publicitárias serão expostas na Marquês de Sapucaí para reforçar a mensagem de que o Carnaval é um momento de festejar sem assédio e que também cabe aos homens evitar a violência contra as mulheres.
Embora os índices de feminicídio tenham caído nos últimos dois anos, o número desse tipo de crime ainda é alto no Brasil. Em 2024, por exemplo, foram reportados, até o mês de outubro, 1.128 casos de feminicídio no país.
Uma forma de denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher é ligar para o número 180. No caso de violência iminente e urgente, a recomendação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.