Neste ano, a Amazônia será protagonista no debate sobre o enfrentamento da crise climática, recebendo representantes de 193 países e cinco territórios para a 30ª Conferência do Clima (COP30), que acontecerá em novembro no Pará. A TV Cultura do Pará, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública, explica tudo sobre o evento.
A COP é uma conferência das Nações Unidas que reúne líderes e representantes de aproximadamente 200 países para discutir ações globais com o objetivo de enfrentar a crise climática. O evento, que teve sua primeira edição em 1995 em Berlim, na Alemanha, é uma oportunidade para chefes de Estado, empresários, pesquisadores, ONGs e membros da sociedade civil debaterem soluções para os desafios climáticos.
O professor de relações internacionais Mário Tito Almeida destaca três desafios centrais para a COP30 em Belém. O primeiro é a real disposição dos países em se comprometerem com ações concretas, especialmente considerando que líderes como Donald Trump já sinalizaram uma possível falta de comprometimento com acordos climáticos, como o Acordo de Paris. O segundo desafio é o papel do Brasil, que, por sediar o evento na Amazônia, deve entender como conciliar economia e ecologia, dada a fragilidade do bioma. Por fim, o terceiro desafio é garantir a participação da sociedade civil nesse processo, promovendo o protagonismo amazônico.
O encontro em Belém ocorrerá entre os dias 10 e 25 de novembro. A primeira semana geralmente aborda assuntos mais técnicos, enquanto a segunda semana é dedicada à definição das questões prioritárias.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.