O Rio de Janeiro recebeu hoje o título de Capital Mundial do Livro de 2025. A escolha da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que todos os anos elege uma cidade para estimular o hábito da leitura. Essa é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa é escolhida.
A cerimônia de entrega do título ao Rio de Janeiro foi realizada no teatro Carlos Gomes, no centro da cidade, no Dia Mundial do Livro. Um espetáculo musical homenageou escritores da língua portuguesa e contou o papel do Rio como centro difusor da literatura.
O Rio é a 25ª capital escolhida pela Unesco em reconhecimento às boas práticas de leitura. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe esse título.
A prefeita de Estrasburgo, na França, que foi a última capital mundial do livro, Jean Barseguian, ou o título oficial para o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Durante a candidatura, a prefeitura do Rio precisou montar um dossier para o Unesco com uma série de projetos de incentivo à leitura, que entrarão no calendário da cidade ao longo de um ano. Entre eles está a Bienal do Livro, que acontece em junho e tem a expectativa de receber 600 mil pessoas.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.