Quatro países, entre eles a Rússia, decidiram reduzir as restrições ao frango brasileiro. Hoje (22), começou o prazo de 28 dias para o país se declarar livre da gripe aviária, se não tiver novos casos da doença.
Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão retiraram a suspensão total ao frango comprado no Brasil. Agora, apenas as carnes produzidas no Rio Grande do Sul não podem ser exportadas para esses países.
A Arábia Saudita ampliou a suspensão para todo o Rio Grande do Sul. Até ontem (21), o país limitava a compra do frango produzido na cidade de Montenegro, onde foi detectado o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial.
Os Emirados Árabes Unidos também adotaram restrições à importação de frango. A suspensão vale apenas para Montenegro.
Com o fim do trabalho de desinfecção na granja, hoje começou a contagem do prazo de 28 dias para que o Brasil se declare livre da gripe aviária, se não tiver novos casos nesse período. A expectativa do governo é que, à medida em que o tempo ar, os mercados retomem gradativamente a importação de frango do país.
Três novos possíveis casos de gripe aviária são investigados pelo Ministério da Agricultura, todos em criações de aves para subsistência. Um em Angélica, em Mato Grosso do Sul, e dois em Santa Catarina, nas cidades de Chapecó e Concórdia.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.